domingo, 4 de janeiro de 2015

Programação dos 450 Anos do Rio




Prefeitura Anuncia a Programação dos 450 anos

Calendário comemorativo já reúne duzentas iniciativas


A Prefeitura do Rio apresentou, no dia 05, no Palácio da Cidade, o calendário comemorativo dos 450 anos do Rio para 2015. A programação, que se estende do próximo Réveillon até fevereiro de 2016, está disponível no portal 
Rio 450 Anos 

Mais de duzentos eventos, divididos em seis categorias: artes, esportes, seminários, presentes, música e festivais já se integraram às comemorações.

Na ocasião, Marcelo Calero, presidente do Comitê Rio450 anunciou ainda as cinco iniciativas principais, aquelas que se estendem por um período mais longo: Pavilhão Rio450, Passaporte dos Museus Cariocas, Memória Carioca, Biblioteca Rio450 e Jogos Rio450.

Durante a apresentação, foram assinados dois convênios. O primeiro trata da parceria com o Instituto Brasileiro de Museus para a criação do Passaporte dos Museus Cariocas, queestimulará a visitação a museus e instituições com exposições em homenagem aos 450 do Rio de Janeiro por meio da criação de um documento que será carimbado a cada museu visitado.

O segundo engaja a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro nas comemorações dos 450 anos. Antes das partidas do Campeonato Estadual de 2015, será executado o hino oficial do Rio, Cidade Maravilhosa. Além disso, a bola da competição terá a marca Rio450 e o vencedor do torneio ganhará o título de Campeão dos 450 Anos. Dentro da programação esportiva, os eventos-teste para os Jogos Rio 2016 entram no espírito da iniciativa e tornam-se parte integrante das comemorações.

Um dos grandes presentes de aniversário do Rio será o Pavilhão Rio450 com a exposição interativa Rio450 Inimaginável, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2015, celebrando a paisagem e a experiência civilizatória carioca. Completam o cardápio de iniciativas o projeto Memória Carioca e a coleção de livros Biblioteca Rio450.

Marca Rio450 ganha as ruas

A marca Rio450 estampará uma série de produtos que ajudarão na divulgação das comemorações. Diferentes setores econômicos presentes no cotidiano do carioca se engajaram e ainda vão se engajar nas comemorações, entre elas a Fiat que vai produzir o Novo Uno Rio450, com a marca comemorativa estampada na lateral e na traseira, e a TAM, que incluirá o símbolo na fuselagem de aeronaves da ponte-aérea. Já incorporaram o símbolo às suas campanhas de comunicação o shopping RioSul e a Cedae.

Também foram apresentadas a latinha da Antarctica para o Réveillon com a marca Rio450, que será vendida nas festas de fim de ano e no Carnaval, e as garrafas da Miolo, com edição comemorativa disponível nos supermercados a partir da segunda quinzena de dezembro.

Os 450 anos ainda terão canetas da Compactor e embalagens especiais para os chinelos da Grendene. E a Farme, grife de moda feminina, que presenteou a cidade com guarda-sóis charmosos que estamparão a orla carioca.


Alguns itens que estarão disponíveis ao público.



O Comitê Rio450 não cobra royalties pela utilização da marca, desde que as empresas interessadas desenvolvam estratégias de comunicação inspiradas no símbolo ou patrocinem iniciativas do calendário. A marca Rio450 foi resultado de um concurso público realizado pela Prefeitura do Rio, vencido pelo escritório Crama Design Estratégico.
Fonte: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário