domingo, 4 de janeiro de 2015

A Polemica Marca dos 450 Anos do Rio



RIO 450

A Polêmica Marca dos 450 anos do Rio

O símbolo representa os três números da celebração (4-5-0) que formam um rosto de perfil, sorridente

Postado em 24/05/2014 às 17:26 por Oerj em Estado  | 

O logotipo comemorativo pelos 450 anos da Cidade Maravilhosa, lançado nesta quarta-feira (21), chega criando o maior rebuliço e provocando opiniões divergentes pelo público carioca.

O símbolo representa os três números da celebração (4-5-0) que formam um rosto de perfil, sorridente. Uma ideia simples, mas que traz uma grande sacada: a marca pode ser desenhada, personalizada por qualquer pessoa.

O conceito se afina com a irreverência e criatividade do carioca, mas como toda ideia inovadora, não é compreendida à primeira vista. Para muitos a marca é pobre, simples demais, não é intuitiva, não faz qualquer sentido ou mesmo referência ao Rio.

O logo 450 anos é diferente mesmo. Foge aos clichês de traços que remetem ao Pão de Açúcar ou ao Corcovado. Uma matéria prima, pronta para ser usada, modelada por qualquer pessoa, de qualquer idade, da forma que bem entender. É única para cada um que se apossa dela e, ao mesmo tempo, é de todos.

Há uma pequena falha de legibilidade. Pode-se ler 450 ou 405. No entanto, é um símbolo com um conceito bem definido e o 450 está ali, De Toda Forma.

Os testes de aplicação mostram que a marca tem um enorme potencial. Ela se apresenta sempre na cor preta sobre fundos claros ou branca sobre fundos escuros. As intervenções normalmente são bem coloridas, formando rostos de todos os tipos. As combinações ficam muito alegres, cativantes.

A criação que venceu o concurso promovido pela Prefeitura teve a participação de outros 27 designers. Para Ricardo Leite, diretor de criação da agência que criou o logotipo 
“O grande diferencial dessa marca é que ela dialoga com a sociedade que, hoje, deseja ter voz.”

Fonte: O Estado RJ


E QUE VENHA AS FESTAS!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário