domingo, 22 de fevereiro de 2015

Rottweiler, Saiba um Pouco Mais...


Rottweiler, Saiba Um Pouco Mais...


Apesar de ser uma raça versátil, utilizada hoje em dia para diversos propósitos, o Rottweiler é principalmente uma das mais antigas, se não a mais antiga das raças de pastoreio.

As origens da raça são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o Rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O Rottweiler teria, portanto, se originado do Mastim Tibetano, que servia aos romanos como guarda e na condução do gado. 

A raça foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club em 1931 e embora ainda usado em atividades de pastoreio, o Rottweiler desempenha hoje outras funções, como as de cão de resgate e busca, cão-guia para cegos e cão de guarda ou policial.

Trata-se de um cachorro de tamanho grande, nem pesado nem leve. Não é um cachorro alto, seu corpo é curto, compacto e robusto. De inteligência notável, a devoção e dedicação ao trabalho do Rottweiler são extraordinárias, assim como a obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. 

De acordo com o padrão da raça, o Rottweiler tem boa índole, é calmo, muito dedicado, obediente, dócil e ansioso para trabalhar.

O Rottweiler é um cão forte, com acentuada predisposição genética às atividades de pastoreio e instintos de guarda.

Como acontece com qualquer outra raça, o comportamento potencialmente perigoso em cães da raça Rottweiler geralmente é resultado da posse irresponsável, abuso, negligência ou falta de socialização durante a fase de crescimento.

O aspecto geral da raça Rottweiler demonstra, a primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. 

O caráter da raça está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade. Os olhos do Rottweiler tem tamanho médio, cor castanho-escuro, e expressam ternura e fidelidade.

A pelagem é curta, densa, de pelo reto, sem sub-pelo no pescoço, de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente.

De grande porte, a altura desejada para os cães machos da raça varia entre 60 e 68 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas desta raça devem medir entre 55 e 65 cm, sempre em harmonia com a estrutura geral do cachorro.

Fonte: Guia de Raças 







Nenhum comentário:

Postar um comentário