sexta-feira, 29 de abril de 2016

DANDELION OU DENTE DE LEÃO...


Dente-de-leão é o nome vulgar de várias espécies pertencentes ao genero botânico Taraxacum, das quais a mais disseminada é a Taraxacum officinale. 

É uma planta medicinal herbácea conhecida no Brasil também pelos nomes populares: taráxaco, papai-careca, amor-de-homem, vovô-careca, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira. 


No Nordeste é conhecida por "esperança": abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde.

Família: Asteraceae (família do girassol)

Divindades: Xangô, Freya
Elemento: Ar e Fogo



A Flor Dente de Leão ou Dandelion foi uma planta tão apreciada no passado que os europeus a introduziram ao Novo Mundo (EUA) de propósito. Consta (vide Robert A. Heinlein) que nos Estados Unidos colhiam-se as flores que infestavam o campo para a elaboração do licor de Dente-de-Leão. 

Os indígenas deste país chamavam-na de "pegadas-de-homem-branco", pois, onde chegava o homem branco, chegava o "dandelion", como é chamado em inglês. Atualmente cultivadores agrícolas gastam um milhões de dólares em herbicidas a cada ano tentando livrar-se desta pequena flor amarela que é realmente útil


É uma planta da família das compostas (como a serralha e muitas outras), tem inflorescências amarelo-brilhantes ou mesmo brancas. Tem um alto potencial biótico devido à facilidade com que suas sementes se disseminam: com a forma de pequenos pára-quedas, são facilmente levadas pelo vento.


O Dente de leão, um membro da família do girassol, é uma erva perene que vai crescer em qualquer lugar. Tem uma haste curta e profundamente dentadas folhas com flores amarelas brilhantes que se transformam em bolas de sopro brancos quando tiver perdido suas sementes. 


Quando o vento ou o sopro de sua respiração a atinge, cada fio felpudo branco vai se tornar um pára-quedas para a semente, levando-as para longe. A Taraxacum officinale é uma indicadora de solo fértil.

Usos Medicinais: O Dandelion é reconhecido no mundo inteiro como um diurético. A planta inteira é comestível; as folhas jovens são comidas como verduras (que são ricas em vitaminas A e C), das flores é feito vinho, e as raízes são trituradas e torradas para um substituto do café. Ele é utilizado como um auxiliar da digestão, aumentando a produção de bílis que ajuda a digestão de gorduras. A raiz é indicada para reumatismo. Faz-se óleo de massagem, também para artrite. 


Usos Espirituais: O Dandelion é um dos mais amigáveis espíritos já conhecido. Quando observamos ou pensamos no Dandelion, o espírito de leão aparecerá e fará cócegas no seu plexo solar. Há muito que o dente de leão é usado na adivinhação e para aumentar os poderes psíquicos. 


Se você está tendo problemas para se sentir feliz, tente entrar em contato com o dente de leão, sob qualquer forma.
O Dandelion pode fortalecer seu espírito interior.


Fontes:
Tribefthesun  +   Wikipedia 




ANUNCIE AQUI NESTE ESPAÇO, 
E VOCÊ *GANHA* MUITOS OUTROS ESPAÇOS NO BLOG. 

SOLICITE PROPOSTA NO EMAIL DESTE BLOG.

CONTRATE NOSSO TRABALHO DE PUBLICIDADE 
NAS REDES SOCIAIS: GOOGLE+ E FACEBOOK.







Nenhum comentário:

Postar um comentário