sexta-feira, 16 de setembro de 2016

SIGNIFICADO DAS CORES!!



A PSICOLOGIA DAS CORES, UMA PODEROSA FERRAMENTA 

Se usada de maneira eficiente, a teoria das cores é uma das ferramentas mais poderosas à disposição de designers, decoradores e arquitetos. As cores são uma forma de comunicação não verbal, mas que diz muita coisa em uma fração de segundos.

Elas podem, em um instante, criar diferentes estados de espírito, expressar sentimentos, invocar uma reação emocional ou inspirar as pessoas a agirem de determinada forma. 

Assim, escolher as cores certas pode ter um poderoso efeito.

Vale a pena imprimir e colocar na parede, para ter sempre visível na hora de escolher que tipo de sentimento você quer despertar ao escolher as cores do seu projeto. 

Logo abaixo, segue uma lista de cores, as sensações e emoções relacionadas a elas:


O QUE É A COR ?

Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.

Cor - O termo "cor" é aplicado em diferentes contextos. Pode se referir à cor do cabelo, à cor dos olhos ou à cor da pele. Neste último caso, a expressão "de cor" indica alguém com tom de pele escuro.

No sentido figurado, "ficar sem cor" exprime a palidez súbita de um indivíduo seja por um susto, por doença ou por alguma emoção. "Mudar de cor" pode indicar palidez ou ruborização da pele.

Em diversas expressões populares surge o termo, por exemplo:

- "dar cor à vida" se refere a uma mudança de atitude de alguém que deseja viver mais intensamente, com mais alegria;

- "cor de burro quando foge" significa uma cor indefinida;

- "não ver a cor do dinheiro" pode indicar um calote sofrido por alguém ou não ter recursos financeiros.

SIGNIFICADOR DAS CORES
As cores possuem diferentes significados que variam entre diferentes culturas. Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano. Também podem assumir diferentes funções, por exemplo, através das cores padronizadas dos semáforos.

Na decoração dos ambientes, o efeito estimulante das cores não é negligenciado, nem o efeito energético, que, através da cromoterapia, influencia na saúde das pessoas.

As cores foram convencionadas para simbolizarem determinados acontecimentos ou sensações, por exemplo, o vermelho simboliza a guerra, o verde é símbolo da esperança e o branco é símbolo da paz.

A cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.


SIGNIFICADOS E INFLUÊNCIAS DAS CORES

AZUL 

A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Sendo uma cor fria, por vezes é associada à monotonia e depressão.



O QUE SIGNIFICA A COR AZUL:

A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

AZUL - É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta.

Dentre os diferentes efeitos na saúde destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa da pressão arterial.

A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante.

O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia.

A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.

Os signos do Zodíaco associados à cor azul são Aquário, Libra, Sagitário e Peixes.

VERDE 
Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.




O QUE SIGNIFICA A COR VERDE:

A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. 

VERDE - É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito.
O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.


A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre.

O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local. Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente, em que predominam os sentimentos de inveja, posse ou mesmo raiva.

Está associada aos signos de Touro, Libra, Virgem. Os tons mais escuros estão associados ao signo de Capricórnio e os tons mais claros aos signos de Aquários e Peixes.

.............................

AMARELO 
Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.




O QUE SIGNIFICA A COR AMARELA:

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

Associações: Pôr-do-Sol - Campo de Trigo - Van Gogh

O pintor holandês Vincent Van Gogh explorou em suas obras as tonalidades da cor amarela de forma muito intensa.

Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.

Nos semáforos, a cor amarela recomenda alerta e atenção.

O amarelo é a cor dos signos de Gêmeos, Touro e Virgem. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro.

A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.

ROXO 
O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo. Esta cor é obtida através da mistura do azul e vermelho e costuma ser usada para transmitir melancolia.



O QUE SIGNIFICA A COR ROXA:

A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação.

Cor Roxa - O ambiente roxo é misterioso e místico, sendo a cor apropriada para um local de meditação. Pode ser uma cor depressiva e melancólica, se usada em excesso.

O roxo é uma das cores litúrgicas na Igreja Católica que se usa no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência.

A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes.

ROSA 
É a cor do romantismo e da delicadeza, sendo mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência.



O QUE SIGNIFICA A COR ROSA:

Cor-de-rosa - significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres.

Cor-de-rosa - Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa claro são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo. Os tons de rosa escuro estão associados à sensualidade e à sedução feminina.

O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro.

A cor-de-rosa - é um tema tradicional dos quartos de meninas. Representa a fantasia, o encantamento e o mundo mágico vivido pelas princesas nos contos infantis. É a cor preferida das meninas e adolescentes, expressando meiguice, doçura e inocência.

No sentido figurado, significa feliz, próspero ou alegre, por exemplo, "futuro cor-de-rosa" ou "sonhos cor-de-rosa".

O rosa é a cor associada ao signo de Libra.

VERMELHO 
Esta cor quente transmite muita energia e simboliza a paixão e amor. É uma cor forte e por isso muitas vezes também pode ser associada ao poder e violência. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.



O QUE SIGNIFICA A COR VERMELHA:

A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

Cor Vermelha - No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.

Na política, a cor vermelha está associada ao espírito revolucionário. É a cor do Comunismo e da ideologia política de esquerda.

A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.

Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.

O vermelho está associado aos signos de Áries e Escorpião.


LARANJA 
É criada misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade. Também pode significar sucesso e prosperidade. Transmite entusiasmo, mas quando usada em exagero pode causar ansiedade e desgosto.



O QUE SIGNIFICA A COR LARANJA:

A cor laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado da misturas das cores primárias vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.

Cor Laranja 

Energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade são palavras chave associadas ao laranja.

O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.

Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivo pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade.

Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.

É uma cor forte e associada ao signo de Leão. Outros nomes atribuídos à cor laranja são alaranjado ou cor abóbora.


MARROM 

Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.




Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.

O QUE SIGNIFICA A COR MARROM:

Cor Marrom - A cor marrom significa conforto, segurança e simplicidade.

É a cor da terra e da madeira e por isso está também associada à natureza. Assim, também é possível associar a cor marrom a produtos naturais e com o estilo de vida saudável. Antigamente era associado aos agricultores e a outras atividades ao ar livre.

Quando usada na decoração de interiores, a cor marrom transmite uma sensação de calma, conforto físico e qualidade. No entanto, como acontece com várias cores, também pode ter ligações negativas. Neste caso, o marrom é associado por algumas pessoas a mesquinhez ou falta de requinte.  

Relativamente ao Feng Shui, o marrom é muitas vezes associado à segurança e prosperidade material, com a aquisição de bens. Segundo a cultura ocidental, o marrom representa a seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade.

Quanto ao sistema e coordenadas de cores, a cor marrom é classificada como: RGB: (150, 75, 0) e CMYK (25, 70, 100, 25). 

Saiba mais sobre o significado de RGB e CMYK.

.............................

CINZA 

Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, para algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.



Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, para algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.

O QUE SIGNIFICA A COR CINZA:

Cor Cinza - A cor cinza significa neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção.

Por ser uma cor neutra, o cinza não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar. Como não tem uma carga emotiva, é frequentemente caracterizada como uma cor enfadonha e sem movimento. Ao mesmo tempo, por ser uma cor neutra e sem emoção, também é identificada como uma cor dotada de compostura, solidez e estabilidade.

Sendo uma cor intermediária entre o branco e o preto, o cinza pode assumir várias tonalidades e por esse motivo, o cinza claro pode assumir características do branco assim como o cinza escuro pode ter atributos do preto.

Também é importante referir que algumas pessoas associam o cinza à perda, depressão, isolamento ou solidão.

No contexto do mundo dos negócios, a roupa cinza (ternos, por exemplo) indica sutileza, maturidade, responsabilidade e eficiência no trabalho. A sua utilização deve ser ponderada, já que também pode indicar conservadorismo, uma atitude de indecisão e ausência de energia e iniciativa.

O cabelo grisalho (cinza) muitas vezes é associado à maturidade ou experiência de uma determinada pessoa. Por outro lado, um "céu cinza" costuma ser associado a sentimentos de tristeza e monotonia.


BRANCO 

Representa a paz, a purificação, inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.


Representa a paz, a purificação, inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.

O QUE SIGNIFICA A COR BRANCA:

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.

Cisne Branco - O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.

A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.

Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.

O signo de Câncer (ou Carangueijo) está associado à cor branca.

PRETO 
A cor preta é obtida quando ocorre a absorção de todas as radiações do espectro solar. Esta cor está relacionada à morte, solidão e isolamento. Além disso, também é considerada uma cor sofisticada e elegante.


O QUE SIGNIFICA A COR PRETA:


A cor preta - Consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito, morte, isolamento, medo, solidão.

A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano).

Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz. A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar.

A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais.

Além disso, também pode significar elegância, dignidade, luxo e sofisticação. É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe.

As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso, quando a cor preta está associada a uma empresa ou marca, ela indica nobreza e transmite uma sensação de seriedade.

A coloração preta significa que existe a absorção de todas as cores da radiação luminosa. Assim, a coloração preta absorve a radiação solar. Por esse motivo, se usarmos roupa preta em um dia de sol e de calor, a sensação de calor será maior.

Em inglês, a cor preta é traduzida como "black". Ex: I couldn't see his face because he was wearing a black mask. / Não consegui ver a sua cara porque ele estava usando uma máscara preta.

Existem também preconceitos e crendices relacionados com a cor preta, como por exemplo, que o gato preto é um sinal de azar.

A palavra preto tem origem no termo em latim pressus, que remete para o ato da compressão. Isto significa que na cor preta existem vários pigmentos que estão comprimidos.

Nos vários sistemas de coordenadas de cor, a cor preta é representada como #000000 (no sistema hexadecimal), como 0, 0, 0 (no RGB), 0º, 0%, 0% (no HSB) e 0, 0, 0, 100 (no CMYK).

.............................


CORES DO ARCO ÍRIS





O arco-íris é a combinação de dois eventos, óptico e meteorológico, que dá origem a um arco multi-colorido. A cores aparecem sempre na mesma ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

O QUE SIGNIFICAM AS CORES DO ARCO ÍRIS

O arco-íris é composto por 7 cores, que são apresentadas nesta ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

CORES DO ARCO ÍRIS

No arco-íris, as cores aparecem sempre na mesma ordem e cada uma tem um significado próprio.

Vermelho
Simboliza paixão, amor e coragem. Também pode transmitir sentimentos de agressividade.

Laranja
Representa a comunicação, cordialidade e prosperidade.

Amarelo
Significa alegria, luz, jovialidade.

Verde
Evoca sentimentos de esperança, paz, equilíbrio e confiança.

Azul
Simboliza calma mental, harmonia e autoridade. Também pode transmitir sentimentos de frieza.

Índigo (anil)
Significa sinceridade, respeito e individualidade.

Violeta
Também descrita como roxo, a cor violeta está relacionada com a espiritualidade.

CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS


Além das sensações que as cores provocam, elas são divididas pela forma como se relacionam entre elas. As cores primárias são as cores puras, que não têm origem a partir da combinação de outras, são elas: o amarelo, o vermelho e o azul. As secundárias resultam da mistura de duas cores primárias, do amarelo e o vermelho se dá o laranja, do vermelho e o azul, o violeta e do azul e o amarelo, temos o verde. As cores terciárias derivam da união de uma cor primária e outra secundária.

CORES COMPLEMENTARES


São as cores que aparecem em lados opostos no círculo cromático. A mistura de cores complementares dão origem a tons de cinza, ou preto, quanto combinadas em igual proporção. Quando duas cores desse tipo são colocadas muito próximas uma da outra, apresentam um alto contraste.

SIGNIFICADO DE RGB
RGB é uma escala de cores que combina percentuais de luz vermelha, verde e azul, denominadas respectivamente Red, Green, Blue em inglês, de onde vem o nome RGB. É tipo de sistema aplicado em telas luminosas, como TV’s e monitores.

SIGNIFICADO DE CMYK
CMYK é uma classificação de cores muito utilizada no processo de impressão a laser. Sua sigla deriva dos termos Cyan, Magenta, Yellow e Black, nomes em inglês das cores ciano, magenta, amarelo e preto, respectivamente.

Fontes: 
teoria das cores  psicologia das cores  significado das cores




Iniciando a Consciência do Futuro!!

"Você pode conseguir tudo que quiser de BEM na vida, 
se ajudar um número suficiente de pessoas 
a conseguirem o que elas precisam."

Desde Já, Nosso Muito Obrigado!

SE VOCÊ VIU, OUTROS TAMBÉM VÃO VER.

SEU ANÚNCIO PODE ESTAR AQUI 
E EM DIVERSOS OUTROS LUGARES DO BLOG. 

FAÇA CONTATO PELO EMAIL DO BLOG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário