sábado, 29 de outubro de 2016

CARTILHA PRODUTOS ORGÂNICOS


E aí, tenho certeza de que você gostará de saber mais sobre os orgânicos. 

Já consome esses produtos?

Você planta orgânicos?

Se você é um PRODUTOR, faça contato conosco por e-mail deste Blog,
saber sua opinião é importante e lhe mostrar uma nova oportunidade.


Se você é um CONSUMIDOR, escreva nos comentários, saber sua opinião é fundamental para nós.














































A NATUREZA VÊ TUDO QUE TODOS FAZEM E PRESENTEIA CONFORME CADA UM NECESSITA E MERECE.

Iniciando a Consciência do Futuro!!

"Você pode conseguir tudo que quiser de BEM na vida, 
se ajudar um número suficiente de pessoas 
a conseguirem o que elas precisam."

Desde já, nosso Muito Obrigado!



Fonte: 


MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO Produtos Orgânicos O Olho do Consumidor MISSÃO MAPA, Promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira. BRASÍLIA 2009.

4. MAS, SE EU QUISER VER SE UM PRODUTO É ORGÂNICO, COMO É O Olho do Consumidor vê tudo?
QUE EU FAÇO? Vê se é fresco...
PRODUTO ORGÂNICO? 
QUE É ISSO? 
Se é durável... Se rende... 

1) São produzidos sempre com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente.  

2) Os produtores - A produção orgânica valorizam as espécies consegue se sustentar de animais e plantassem destruir da nossa natureza, os recursos naturais. 

3) Todas as pessoas que participam 

4) Para produzi-los, toma-se muito cuidado de sua produção recebem cuidados, ganham para não destruir, nem desgastar, o solo.condições dignas de trabalho e seus direitos O solo é protegido ou recuperado para serem respeitados. O trabalho ajuda a melhorar continuar fértil, a vida dessas pessoas. 

5) O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies. 

7. É proibido usar agrotóxicos e outras substâncias sintéticas que possam contaminar o ALIMENTO ou o meio ambiente.Isso é bom porque, dessa maneira,esses produtos tóxicos, verdadeiros venenos,não entram no organismo das pessoas que produzem e consomem os produtos orgânicos.
A saúde em primeiro lugar!  

8. Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, Quem escolhe comprar produtos orgânicos faz pães, pó de café e uma variedade enorme de isso para manter sua saúde, para preservar os produtos - até industrializados - só podem meio ambiente e para ajudar outras pessoas,ser realmente orgânicos se forem cultivados principalmente pequenos produtores rurais, assim e cumprirem todas essas regras à risca. terem melhor qualidade de vida. 

SE ESTÃO TÃO INTERESSADOS POR FORA EM PRODUTOS ORGÂNICOS, PODE PARECER VOU ESCREVER “ORGÂNICO” A MESMA COISA. MAS, NO RÓTULO DO MEU PRODUTO POR DENTRO... E APROVEITAR ESSA ONDA! 
QUANTA DIFERENÇA! 

9. Como o consumidor não pode ver se um produto é ou não é realmente orgânico, o Governo criou um sistema oficial para controlar essa produção, com um selo que passará a identificar os verdadeiros produtos orgânicos. AH, SE TUDO NA VIDA TIVESSE SELO DE APROVAÇÃO... A informação de que um produto é orgânico pode estar no rótulo, nos anúncios do produto e nos cartazes dos pontos de venda. 

10. CALMA! EU VOU TER QUE MUDAR TODOS OS MEUS RÓTULOS OLHA ELE AÍ! 
PARA BOTAR O SELO? 
VOU JOGAR TUDO FORA?
Durante o ano de 2009, ainda poderão estar no mercado produtos orgânicos utilizando apenas os selos dos organismos de avaliação da conformidade O selo do SISORG aparecerá na frente do produto, responsáveis pela sua garantia da qualidade Embaixo do selo vem a informação do tipo da orgânica. Enquanto isso, os produtores se adaptam garantia. Ela pode ter sido dada por certificação para começar 2010 já usando o selo sisorg ou por sistema participativo de garantia. 

11. Para ter o nome “orgânico” ou “produto Produtos que tem uma porção maior orgânico” no rótulo, o produto deve conter, de ingredientes não-orgânicos só podem no máximo, 5% de ingredientes não-orgânicos ser chamados de “produto com- uma parte muito pequena. Mas é preciso ingredientes orgânicos”.escrever quais são esses ingredientes. E não A parte orgânica deve ser, no mínimo,valem ingredientes que estejam proibidos 70% - uma parte grande, pelas regras da produção orgânica. 


12. Produtos que tenham menos de 70% de ingredientes - Também podem ser usadas, nos rótulos estes orgânicos não podem ser vendidos com a anúncios, expressões como “ecológico,conversa de que têm qualidade orgânica. biodinâmico, da agricultura natural, biológico, eles não vão levar o selo SISORG. agroecológico, da permacultura, do extrativismo sustentável”, entre outras, desde que os produtos sigam as regras da produção orgânica. PARTE EM PARTE EM INGREDIENTES INGREDIENTES A ORGÂNICOS NÃO ORGÂNICOS PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO! NÃO É ORGÂNICO! 

13. Para garantir que um produto é orgânico, é preciso olhar todo o seu sistema de produção,visitar os produtores, avaliar uma série de coisas, dependendo do tipo do produto.Também, dependendo do tipo do produto, a avaliação pode ser feita pela própria sociedade. A garantia da qualidade orgânica está sendo feita de três diferentes maneiras... 

14. Existem instituições, chamadas CERTIFICADORAS, que não têm nenhum vínculo com os produtores orgânicos e fazem o trabalho de avaliar se o produto pode levar o selo ou não. Essas instituições devem ser credenciadas pelo ministério da agricultura e trabalhar com métodos consagrados internacionalmente. A certificação pode ser pedida por um produtor sozinho ou em grupo. 

15. Muitas vezes, a produção orgânica tende A atividade orgânica, assim, é controlada por a formar um grupo entre produtores um organismo participativo de avaliação de e outros interessados, como consumidores, conformidade (OPAC), que também precisa estar técnicos e organizações sociais. Nestes casos, credenciado no ministério da agricultura.os participantes desse grupo podem criar Os produtores se comprometem a seguirem sistema participativo de garantia. os regulamentos da produção orgânica e fiscalizar seu cumprimento. Para que o selo SISORG possa ser aplicado nestes casos, é preciso haver grande participação da sociedade, comprometimento, transparência e confiança. 

16. Produtos orgânicos, quanto mais frescos, Para dar garantias ao consumidor, esses melhor. Por isso, muitos consumidores agricultores familiares devem estar vinculados preferem comprar direto dos agricultores a uma organização de controle social (OCS) familiares da sua região, em feiras e pequenos cadastrada nos órgãos do Governo.mercados. Também tem quem peça para o agricultor entregar uma cesta, A organização de controle social pode ser toda semana, em casa. uma associação, cooperativa ou consórcio de Nestes casos, os produtos são vendidos agricultores capaz de zelar pelo cumprimentos em o selo SISORG. Mas também podem ser dos regulamentos da produção orgânica.chamados de produtos orgânicos! 
TEM CHUCHU? TEM! 
E GARANTIA, TAMBÉM!

17. Os agricultores deixam o consumidor e os MAS EU NÃO VOU PODER órgãos fiscalizadores do Governo visitarem USAR O SELINHO? 
O local onde produzem os orgânicos E ganham do órgão fiscalizador onde estão cadastrados um documento (como se fosse um diploma) para comprovar aos consumidores que praticam a produção orgânica.O consumidor tem o direito de saber quem produziu o que está comprando e a que organização de controle social ele está vinculado. Essas informações devem acompanhar a venda dos produtos. Não, mas pode escrever no rótulo ou num cartaz do ponto de venda esta expressão: ›Produto orgânico para venda direta por agricultores familiares organizados não sujeito à certificação de acordo com a Lei n 10.831 de 23 de dezembro de 2003? 

18. AGORA EU SEI COMO
O produtor e o comerciante devem identificar IDENTIFICAR UM PRODUTO sempre os produtos orgânicos para evitar ORGÂNICO, que se misturem aos não-orgânicos de mesma aparência. 
ÂNICO - NÃO ÂNICO ORG ORG

Mas ainda não sabe tudo. Lembra que o produto orgânico não pode ser contaminado com substâncias como os agrotóxicos?
Isso quer dizer também que eles precisam ficar separados dos produtos não-orgânicos para não se contaminarem. Muito cuidado durante o transporte e armazenagem, portanto! O fornecedor deve estar identificado no local de venda SOMENTE de todos os produtos PARA comercializados a granel. ORGÂNICOS. 

19. Restaurantes e similares que promovem a qualidade de suas refeições dizendo que são preparadas com ingredientes orgânicos também devem colaborar, informando aos seus clientes quais ingredientes têm garantia de serem orgânicos e o nome de todos os fornecedores. 

20. FICOU MAIS FÁCIL PRA NÓS, CONSUMIDORES. MAS VAMOS USAR O OLHO VIVO NA HORA DE FISCALIZAR SE ESTÃO CUMPRINDO AS NOVAS REGRAS! 
O OLHO DO CONSUMIDOR VÊ TUDO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário