sábado, 29 de outubro de 2016

UBUNTU SEJAMOS TODOS OS DIAS!!


Num mundo cada vez mais individualista desejo a vocês "Ubuntu!!" 

Conheci esse vídeo compartilhado por uma grande amiga e eu acredito que
"sou quem sou porque somos todos nós!" 

Assista hoje mesmo E COMPARTILHE para que a cada dia sejamos mais e mais SERES HUMANOS
conscientes UBUNTUS neste planeta!!

Leia abaixo uma história real.

UBUNTU!! TODOS OS DIAS!!


Ubuntu é uma noção existente nas línguas zulu e xhosa - línguas bantu do grupo ngúni, faladas pelos povos da África Subsaariana.


Na África do Sul, a noção de Ubuntu ligou-se também à história da luta contra o Apartheid e inspirou Nelson Mandela na promoção de uma política de reconciliação nacional. Muitos anos antes, quando Mandela criou a liga da juventude da ANC, em 1944, a noção já estava presente no manifesto do movimento: 

"Ao contrário do homem branco, o africano quer o universo como um todo orgânico que tende à harmonia e no qual as partes individuais existem somente como aspectos da unidade universal".


A palavra Ubuntu, não traduzível diretamente, exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade. 

Segundo o arcebispo anglicano Desmond Tutu, autor de uma teologia ubuntu "a minha humanidade está inextricavelmente ligada à sua humanidade". 

Essa noção de fraternidade implica compaixão e abertura de espírito e se opõe ao narcisismo e ao individualismo.


Nelson Mandela também explica esse ideal:

“Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu. Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?” 

Na tradição sul-africana, a reconciliação se exprime através do ubuntu ou humanismo, que inclui valores como a compaixão e a comunhão - valores que orientaram a Comissão Verdade e Reconciliação e serviram como base para a formulação dos objetivos nacionais de reconstrução e reconciliação. 

J.Y. Mokgoro, juiz da Corte Constitucional da África do Sul mostrou que esse princípio filosófico fundamental marcou de maneira determinante o direito constitucional do país, desde a constituição provisória de 1993 e está presente na lei fundamental n° 34, de 1995, sobre a Promoção da Unidade Nacional e da Reconciliação.


"[…] A Constituição estipula que a busca da unidade nacional, o bem-estar de todos os cidadãos sul-africanos e a paz exigem a reconciliação entre os habitantes da África do Sul e a reconstrução da sociedade."

Segundo o Arcebispo Desmond Tutu:

“Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para as outras, apoia as outras, não se sente ameaçada quando outras pessoas são capazes e boas, com base em uma autoconfiança que vem do conhecimento de que ele ou ela pertence a algo maior que é diminuído quando outras pessoas são humilhadas ou diminuídas, quando são torturadas ou oprimidas. ” 

Portanto o conceito exprime a crença na comunhão que conecta toda a humanidade: "sou o que sou graças ao que somos todos nós".



Aspectos Religiosos:
Louw (1998) sugere que o conceito do Ubuntu define um indivíduo em termos de seus relacionamentos com os outros, e enfatiza a importância como um conceito religioso, assentado na máxima Zulu umuntu ngumuntu ngabantu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas), que aparentemente parece não ter conotação religiosa na sociedade ocidental.

No contexto africano, isso sugere que o indivíduo se caracteriza pela humanidade com seus semelhantes e através da veneração aos seus ancestrais. Assim, aqueles que compartilham do princípio do Ubuntu no decorrer de suas vidas continuarão em união com os vivos após a sua morte.

Aspectos Políticos:
Ubuntu é visto como um dos princípios fundamentais da nova república da África do Sul e está intimamente ligado à ideia da Renascença Africana. No Zimbabwe, Ubuntu tem sido usado como forma de resistência à opressão existente no país. Na esfera política, o conceito do Ubuntu é utilizado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão, assumindo-se uma ética humanista.



História Real

Por Rede Ubuntu em quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014.

"Era uma vez uma tribo que vivia em harmonia e paz. Todos os dias a rotina era a mesma. 

Os caçadores saíam da tribo e quando voltavam, dividiam o que tinham caçado igualmente  com todas as pessoas da tribo. Ninguém passava fome quando havia comida. Nem mesmo os fracos, doentes ou idosos.  

Um dia, o caçador mais habilidoso disse: 

- Eu sou o melhor caçador daqui. Eu capturo muito mais do que a quantidade de carne que recebo.
Por que preciso dividir?


À partir desse dia ele começou a estocar sua carne na caverna de uma montanha. E então outros caçadores habilidosos começaram a fazer o mesmo. 

Até que algo inédito começou a acontecer: algumas pessoas da tribo, especialmente os mais fracos, doentes e idosos, começaram a passar fome, enquanto outros estavam bem alimentados.  

De fato, isso se tornou tão normal, que ninguém  mais achava estranho que alguém morresse de fome, enquanto outros estocavam mais do que podiam comer. 

Mais estranho ainda: os idosos da tribo começaram a ensinar os mais jovens a copiar os grandes caçadores. 

Esta história não é verdade porque aconteceu. 

É VERDADE PORQUE ESTÁ ACONTECENDO." 




Fontes:
Ubuntu Wikipedia 

Ubuntu Rede
Ubuntu Facebook 



E aí, tenho certeza de que você gostará de saber mais sobre produtos orgânicos

Já consome esses produtos?

Você planta orgânicos?

Se você é um PRODUTOR, faça contato conosco por e-mail deste Blog,
saber sua opinião é importante e lhe mostrar uma nova oportunidade.


Se você é um CONSUMIDOR, escreva nos comentários, saber sua opinião é fundamental para nós.


A NATUREZA VÊ TUDO QUE TODOS FAZEM E PRESENTEIA CONFORME CADA UM NECESSITA E MERECE.

Iniciando a Consciência do Futuro!!

"Você pode conseguir tudo que quiser de BEM na vida, 
se ajudar um número suficiente de pessoas 
a conseguirem o que elas precisam."

Desde já, nosso Muito Obrigado!







Nenhum comentário:

Postar um comentário